Orientações de Coleta e Preparação para Exames - Laboratorio Santa Clara
 

Orientações de Coleta e Preparação para Exames

Material: Sangue

 

Sobre jejum

 

Para alguns exames, é necessário que o paciente fique em jejum, ou seja, sem ingerir qualquer tipo ou quantidade de alimento durante um número de horas determinado. É permitida a ingestão de água e de medicamentos de uso contínuo, salve orientação do médico. Há exames que não necessitam jejum, há exames que são recomendados o jejum e há outros em que o jejum é obrigatório. Ex.: Sempre que fizer o exame de colesterol total + Frações e Triglicérides, é obrigatório o jejum mínimo de 12h. Sempre que fizer o exame de glicose, é obrigatório o jejum mínimo de 8h.Sempre que fizer o exame de hemograma, é recomendável o jejum mínimo de 4h.

 

Sobre bebida alcoólica:

 

Para alguns exames, é  recomendado que o paciente fique sem ingerir qualquer tipo ou quantidade de bebida alcoólica durante um número de horas determinado.. Ex.: Sempre que fizer exame de Colesterol, ou exames de  transaminases como TGO/TGP, Gama GT (GGT) e Fosfatase alcalina, é recomendado a abstinência alcoólica de 72h.

 

Sobre atividade física:

 

Para alguns exames, é necessário que o paciente fique sem praticar atividade física durante um número de dias determinado.. Ex.: Sempre que fizer exame de CPK (creatinofosfoquinase), deve-se evitar exercícios físicos intensos por pelo menos 7 dias. Sempre que fizer exame de PSA, deve-se evitar andar de bicicleta por pelo menos 2 dias.

 

Orientações para exames de PSA, Fosfatase Ácida Prostática, Fosfatase Ácida Total:

 

Para coleta de alguns desses exames, avaliar os critérios abaixo:
• Aguardar 2 dias caso tenha andado à cavalo ou de bicicleta
• Aguardar 2 dias após relação sexual/ejaculação
• Aguardar 3 dias após toque retal ou sondagem uretral
• Aguardar 7 dias caso tenha feito ultrassom trans-retal
• Aguardar 15 dias em caso de realização de colonoscopia
• Aguardar 30 dias se tiver feito biópsia de próstata

Orientações para exame de glicose pós-prandial:

 

1. Manter o horário habitual das refeições

2. Anotar o horário do início do almoço (primeira garfada)

3. Após terminar a refeição, não ingerir nenhum outro alimento até o horário da coleta (apenas água é permitido)

4. Comparecer ao laboratório alguns minutos antes de vencer as 2 horas após o almoço.

 

Orientações para exame de prolactina:

 

1. Manter no mínimo 8 horas de repouso antes de realizar a coleta. 

2. Evitar qualquer tipo de esforço físico, inclusive relação sexual nas últimas 24 horas anteriores à coleta. 
3. Ao chegar no laboratório, é necessário que  permaneça no mínimo, 30 minutos em repouso antes da coleta.
4. A coleta deve ser realizada preferencialmente até as 10 horas da manhã. 

Material: Urina

 

Orientações para exames de urina rotina, urocultura e gram de gota:


1. Utilizar frasco plástico estéril fornecido pelo Laboratório Santa Clara ou adquirido em farmácia.
2. Higienizar as mãos com água e sabão antes de realizar a coleta da urina.
3. Higienizar rigorosamente com água e sabão a região genital (pênis ou vagina). 
4. Enxaguar abundantemente e enxugar com toalha limpa. 
5. Coletar preferencialmente, a primeira urina da manhã. Caso não seja possível, "segurar" por no mínimo 4 horas a urina antes de realizar a coleta.
6. Ao urinar, os homens devem puxar para trás a pele que recobre o pênis e as mulheres devem separar bem os grandes lábios da vagina. 
7. Desprezar o primeiro jato de urina no vaso sanitário e sem interromper a micção, coletar a porção média do jato urinário diretamente no frasco. 
8. Tampar bem o frasco, identificar com o nome completo, colocar em sacola plástica e levar à unidade mais próxima do Laboratório Santa Clara em até no máximo 2 horas.


Orientações para coleta de Urina 24h:


1. Adquira o recipiente de urina 24h no Laboratório Santa Clara. Se não for possível, utilize garrafa de água mineral para realizar a coleta (na falta do recipiente próprio, é o único aceitável).

2. Ao levantar pela manhã, esvazie a bexiga desprezando toda a urina no vaso. 
3. Anote a hora e os minutos exatos em que urinou.
4. As urinas seguintes deverão ser todas coletadas no frasco de urina 24h, durante todo o dia e também as realizadas à noite, e mantidas sob refrigeração (2 a 8°C) desde o início.
5. No dia seguinte, ao levantar, urine na mesma hora em que urinou no dia anterior, porém, essa urina deve ser armazenada no frasco. 
6. Toda a urina coletada deve ser enviada ao laboratório, sem nenhuma perda. Caso esquecer de coletar ou urinar fora do frasco, deve-se desprezar toda urina e coletar desde o início novamente .
7. Tampar bem o frasco, etiquetar com nome completo e entregar na unidade do Laboratório Santa Clara mais próxima em até no máximo 2h.

 

Material: Escarro

 

1. Ao acordar, fazer a higiene oral, sendo permitido escovar os dentes. Deve-se enxaguar bastante eliminando qualquer resquício de creme dental. 
2. Deve-se respirar profundamente e, então, tossir expectorando o máximo de conteúdo broncoalveolar/escarro (sem saliva).
3. O material deve ser colhido em frasco estéril, de tampa rosqueável fornecido pelo Laboratório Santa Clara. Deve-se identificar o frasco com o nome, a data e a hora da coleta.

Material: Fezes

 

Com conservante MIF:

 

1. Primeiramente, o conservante MIF deve ser mantido fora do alcance das crianças. Não ingerir!

2. Deve-se utilizar o recipiente fornecido pelo Laboratório Santa Clara (frasco plástico contendo conservante MIF). 
3. Deve-se coletar as amostras de fezes em dias consecutivos ou alternados. 
4. Deve-se colocar todas as amostras dentro do mesmo frasco, até obter o número de coletas desejado (Geralmente 3). O volume total do material não deve ultrapassar o volume do líquido. 
5. Deve-se selecionar pequenas frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal (início, meio e fim), de todas as coletas. 
6. Misturar com a pá contida no frasco, as fezes ao líquido, para que as mesmas fiquem totalmente cobertas pelo conservante. 
7. Feche o frasco adequadamente para não vazar material durante o transporte. A validade do conservante é de 7 dias após misturá-lo às fezes. 
8. Não é necessário refrigerar a amostra. 

Parasitológico comum - EPF:

 

1. Deve-se utilizar o recipiente fornecido pelo Laboratório Santa Clara (frasco plástico comum). 

2. Defecar em um recipiente limpo de boca larga ou sobre algum papel. 
3. Pode-se coletar o material em qualquer horário e entregá-lo na unidade mais próxima do Laboratório Santa Clara em até 2 horas. Caso ultrapasse este prazo, refrigerar a amostra e entregá-la na unidade matriz (Praça Dr. Carlos Versiani, 11-Centro). 
4. Deve-se coletar várias porções das mesmas fezes e colocar no frasco fornecido pelo laboratório. Se houver presença de muco, pus, sangue ou algum parasita, deve-se colher para que seja analisado, e  informar a presença destes ao entregar o material.
5. Identificar com o nome completo e a data da coleta.

 



Comentários comentar...
Seja o primeiro a comentar...